RSS
  Whatsapp

Alepi

Prédio sede da Alepi completa 40 anos de história

Em sessão especial, ex-deputados enaltecem importância do Palácio Petrônio Portela para a política do Piauí

Compartilhar

 Em sessão especial, ex-deputados enaltecem importância do Palácio Petrônio Portela para a política do Piauí

Neste ano de 2025, o Palácio Petrônio Portella, sede do Legislativo piauiense, completa 40 anos de inaugurado, e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou nesta quarta-feira (9) sessão solene para comemorar as quatro décadas da Casa. Conforme o deputado Wilson Brandão, a nova sede não representou apenas um novo prédio, mas foi um símbolo da redemocratização brasileira.

 

Wilson Brandão, hoje parlamentar pelo PP, e que teve seu primeiro mandato em 1991, explicou que o Palácio Petrônio Portella foi inaugurado pouco tempo depois das primeiras eleições diretas [em 1982] após o início da ditadura militar, em 1964. “A verdade é que esse poder, esse edifício, nós temos que comemorar não apenas a construção dele, o espaço físico, mas comemorar a construção da verdadeira democracia brasileira”, disse.

 

O ex-deputado Luciano Nunes Santos explicou que o Brasil acabara de passar por uma crise econômica, vivenciavam as mobilizações das Diretas Já e que, em meio a tantas transformações, os deputados piauienses exerciam seus mandatos com responsabilidade e a Alepi tinha como presidente Waldemar Macêdo, “um homem obstinado”, que teve empenho e visão cruciais para a construção da nova sede do Legislativo.

 

Tomaz Teixeira, ex-deputado estadual, eleito em 1982 pelo PMDB, contou que a iniciativa da construção do novo Palácio foi do deputado Waldemar Macêdo, que hoje nomeia o Plenário da Casa. “Eu acho que ele foi muito feliz naquela época, porque a nossa Assembleia era muito acanhada, muito pequena, e, aqui, a gente tem um prédio gigante, e parece mais com um dos Poderes do Estado. Foi uma grande conquista”, expôs.

 

Hugo Napoleão, governador do Piauí eleito em 1982, afirmou que foram várias evoluções para o Legislativo ao ter uma nova sede. “Foi dado o nome de Petrônio Portella, que, a meu ver, foi o maior homem público do Piauí no tempo da República. A nova sede foi instalada aqui, moderna, atuante e, há 40 anos, vem servindo o Piauí”, observou.

 

“Toda essa estrutura física seria incompleta sem debate e sem busca por entendimento para o benefício do Piauí. Sua principal finalidade é dar o direito de voz às mais diversas camadas da sociedade. É daqui que ecoa para o mundo o grito dos excluídos e vulneráveis. Aqui é um lugar de missão. O deputado tem que vir para essa Casa sabendo que ele está representando a voz de quem queria se fazer ouvir”, assegurou Luciano Nunes Santos.

 

O atual presidente da Alepi, Severo Eulálio, enalteceu as homenagens que estão sendo feitas ao Palácio Petrônio Portella, e aos 190 anos do Legislativo do Piauí. Eulálio disse que a sessão foi “um momento de grande importância para a história, para rememorar o passado e também o que é importante fazer para hoje”.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles

Por: Alepi

Mais de Política