Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (5/4) mostra que, apesar da queda de popularidade, o presidente Lula (PT) lidera em todos os cenários eleitorais para 2026. Em um panorama de primeiro turno com Jair Bolsonaro (PL) — ele está inelegível até 2030 —, o petista teria 36% contra 30% do oponente.
Nesse caso, com resposta estimulada (em que as opções são apresentadas a quem participa da pesquisa), Ciro Gomes (PDT) teria 12%; Pablo Marçal (PRTB) — também inelegível — teria 7% e Eduardo Leite, 5%. Veja os cenários abaixo:
Cenário com Jair Bolsonaro
• Lula (PT) – 36%;
• Jair Bolsonaro (PL) – 30%;
• Ciro Gomes (PDT) – 12%;
• Pablo Marçal (PRTB) – 7%;
• Eduardo Leite (PSDB) – 5%;
• Em branco/nulo/nenhum – 9%;
• Não sabem – 2%.
A pesquisa também apresentou outros cenários. Sem Jair Bolsonaro, os votos se dividem entre outros candidatos do campo da direita, como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Pablo Marçal; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); Romeu Zema (Novo); e Ronaldo Caiado (União Brasil). Este último lançou sua pré-candidatura na última sexta-feira (4).
Cenário sem Jair Bolsonaro
• Lula (PT) – 35%;
• Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 15%;
• Ciro Gomes (PDT) – 11%;
• Pablo Marçal (PRTB) – 11%;
• Ratinho Junior (PSD) – 5%;
• Eduardo Leite (PSDB) – 3%;
• Romeu Zema (Novo) – 3%;
• Ronaldo Caiado (União Brasil) – 2%
• Em branco/nulo/nenhum – 11%;
• Não sabem – 3%.
Cenário com Eduardo Bolsonaro
Em um cenário com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o congressista licenciado perderia não só para Lula como também para Ciro Gomes, ficando à frente dos demais nomes do campo da direita.
• Lula (PT) – 35%;
• Ciro Gomes (PDT) – 12%;
• Eduardo Bolsonaro (PL) – 11%;
• Pablo Marçal (PRTB) – 10%;
• Ratinho Junior (PSD) – 6%;
• Romeu Zema (Novo) – 4%;
• Eduardo Leite (PSDB) – 4%;
• Ronaldo Caiado (União Brasil) – 3%
• Em branco/nulo/nenhum – 12%;
• Não sabem – 3%.
Briga pra manter a popularidade
A pesquisa Datafolha deste sábado também trouxe novos números da taxa de popularidade de Lula e mostrou que o governo conseguiu frear a queda.
Os números foram comemorados pelo entorno do presidente Lula, já que o Planalto tem lutado desde janeiro contra uma crise de popularidade. A ordem é mostrar serviço e tentar emplacar políticas públicas em diversos ministérios para ter o que mostrar nas eleições de 2026.
“(A pesquisa) indica uma tendência muito importante. (…) Até o final do ano a gente já virou o jogo. Eu tenho essa convicção por vários motivos. (…) Eu tenho convicção de que a gente vira o jogo, de que nós vamos eleger novamente Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República e livrar o Brasil dessa chaga do fascismo, da extrema-direita”, disse o líder do PT Lindbergh Farias (PT-RJ).
A pesquisa foi realizada presencialmente com 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios brasileiros de 1º a 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Por: Correiobraziliense
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar