RSS
  Whatsapp

Opinião

O carinho do Lula pelo Piauí

Lula éo presidente que mais visitou o Piauí

Compartilhar

 Presidente Lula foto de divulgação

Nessa sexta, (21/06) o Piauí recebeu mais uma visita do presidente da república, Luis Inácio “Lula” da Silva. E algo importante deve ser destacado, independente dos motivos que trouxeram o maior nome da política brasileira da atualidade ao Piauí: Lula é disparado o presidente, no exercício da atividade, que mais visitou o estado piauiense.

Ocorre que, se lá atrás, visitas presidenciais ao Piauí não passavam de viagens protocolares de anúncios de pequenas obras que na maioria das vezes não saiam do papel, o atual governante federal, tem demonstrado uma postura mais proativa em relação aos piauienses. Isso porque é notório o carinho que Lula tem demonstrado pelo estado, sobre tudo nesse novo mandato eleitoral que vai até o final de 2026, seja liberando recursos, seja nomeando aliados piauienses para o seu governo, ao exemplo do ex-governador Wellington Dias, atual ministro de uma das pastas mais cobiçadas dentro da Gestão Federal.

Por outro lado, não é segredo pra ninguém que quando se trata de política, prevalece  a regra da proporcionalidade(custo beneficio do voto). Nesse sentido, sob o prisma eleitoral, populacionalmente falando, o eleitorado do Piauí, quantitativamente, está longe de justificar as constantes visitas de Lula. Dessa forma, fica cada vez mais claro que o prestigio que goza hoje o Piauí ao receber um presidente da republica tantas vezes, não é somente pelo critério político-eleitoral, se justificando também, por exemplo, para demonstrar o respeito e a gratidão que o Presidente têm para com o eleitor piauinese, e ainda, pelo visível orgualho estampado na cara do Lula de saber que as novas gerações do partido dos trabalhadores começam a surgir de forma aperfeiçoada, muito bem representada no Piauí pelo atual governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que com sua gestão "digital" começa a deixar a sua marca, gerando frutos e a possibilidade inédita do PT conseguir assumir a prefeitura de Teresina nas eleições deste ano, fato nunca alcançado, desde a fundação do partido dos trabalhadores em 10 de fevereiro de 1980 por um petista, incluindo Wellington Dias.

Nesse sentido, é que, a visita mais recente de Lula acompanhado de boa parte dos seus ministros, demonstra uma retribuição ao povo do Piauí pela maior votação proporcional recebida por um candidato à presidência nas ultimas eleições, mas, em especial e lógico, o desejo de Luiz Inácio trazer o apoio formal à candidatura do deputado estadual, Fábio Novo(PT-PI) que polariza até o momento a liderança nas pesquisas ao “palácio da cidade” com o ex-prefeito Silvio Mendes(União Brasil), ficando claro que se depender de Lula não faltará apóio, inclusive presencial para garantir o alinhamento político entre os governos Federal, Estadual e Municipal por essas bandas.

Por: Redação Jockey Fm

Mais de Editorial