O Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 está na reta final para o cadastro de entidades e associações comunitárias. O prazo encerra, nesta sexta-feira (11), e os números já mostram o impacto do programa: até agora já são 872 propostas cadastradas para a etapa de análise de viabilidade, que será realizada de 14 de abril a 30 de junho.
Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, o número de inscrições reflete o fortalecimento do OPA no Piauí. “Estamos satisfeitos com o engajamento das comunidades. Já são mais de 400 entidades inscritas em Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano, e mais de 800 propostas enviadas. Agora é a reta final, e quanto mais entidades participarem, mais recursos chegarão para transformar as localidades com obras escolhidas pelo povo”, destacou o gestor.
Adalgisa Silva, moradora do Loteamento Manoel Evangelista, em Teresina, viu o impacto do OPA de perto. “Nossa comunidade conquistou mais de 28 mil metros quadrados de asfalto em 2023-2024, beneficiando 11 ruas. Este ano, já recebemos pavimentação em mais três ruas pelo OPA 2024-2025. É um sonho realizado!”, comemora.
As entidades interessadas devem atender aos critérios do edital, apresentando CNPJ válido, estatuto e ata da diretoria registrada em cartório, comprovante de endereço e documentos do responsável legal. Cada entidade pode cadastrar até três propostas para beneficiar sua comunidade.
As inscrições seguem abertas até sexta-feira, 11 de abril, pelo site opa.colab.re. Para quem precisar de suporte, as Salas de Atendimento do OPA estão disponíveis em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, oferecendo auxílio no cadastramento.
Após o encerramento do período de inscrições, as propostas passarão por análise técnica entre 14 de abril e 30 de junho. As que forem consideradas viáveis seguirão para votação popular, de 4 a 13 de julho. As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e executadas em 2026.
Onde se cadastrar?
- Teresina (Seplan) – Av. Miguel Rosa, 3190 – Centro/Sul
- Parnaíba (Sefaz) – Praça da Graça, 320 – Centro
- Picos (Sefaz) – Rua Coelho Rodrigues, 461-499 – Centro
- Piripiri (Sefaz) – Rua Santos Dumont, 599 – Centro
- Floriano (Sefaz) – Av. Bucar Neto, 1448-1532 – Centro
Horários de atendimento:
- Teresina: 7h30 às 16h
- Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano: 8h às 13h30
Por: CCOM
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar