RSS
  Whatsapp

Pré-campanha

Em evento deputado Fábio Novo defende OPA como modelo para o Orçamento Papular de Teresina

Em junho do ano passado, o programa recebeu quase 600 propostas de 223 entidades cadastradas em Teresina e Parnaíba.

Compartilhar

 O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Fábio Novo (PT), participou, nesta terça-feira (4), da solenidade que comemorou o primeiro ano do Orçamento Participativo (OPA).Fo

 
 
O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Fábio Novo (PT), participou, nesta terça-feira (4), da solenidade que comemorou o primeiro ano do Orçamento Participativo (OPA), programa criado no início da gestão do governador Rafael Fonteles (PT) que possibilita a participação direta do cidadão na definição das prioridades orçamentárias para sua comunidade.
 
Pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio defendeu que o Orçamento Popular de Teresina, que não foi realizado neste ano, reproduza os mecanismos do programa estadual para proporcionar mais efetividade nas obras nas zonas urbana e rural, e aprimorar a participação da população no orçamento municipal.
 
“O OPA se consolidou como a proposta de orçamento participativo mais moderna do Brasil. Quando foi lançado, existiam muitas dúvidas porque vinha de uma frustração de um orçamento popular que não acontecia há vários anos. Em Teresina, foram 67 ações. Hoje, mais de 50 estão sendo executadas; outras estão finalizando os processos licitatórios. Não tenho dúvida de que tudo que foi aprovado será executado”, ressaltou Fábio Novo.
 
Em junho do ano passado, o programa recebeu quase 600 propostas de 223 entidades cadastradas em Teresina e Parnaíba. Em julho, o Governo do Estado divulgou a lista com as propostas aprovadas para a fase de votação. No total, 88 propostas foram escolhidas, sendo 67 para Teresina e 21 para Parnaíba. O processo de votação que foi realizado de forma online, através do aplicativo Colab, site e WhatsApp, registrou mais de 50 mil votos. 
 
Segundo o balanço realizado pelo governador Rafael Fonteles, quase 70% das 88 obras selecionadas estão em execução ou já foram inauguradas, enquanto outras estão em fase de licitação. “É um processo que tem começo, meio e fim. É muito organizado e valoriza as associações comunitárias”, destacou Rafael Fonteles. 
 
Para 2026, o governo anunciou a ampliação do OPA para mais cinco municípios do interior do estado. A previsão é de um investimento de R$ 100 milhões, na próxima edição do programa.

Por:

Mais de Geral